Glossário

Acrílico (Polimetilmetacrilato - PMMA)

O material acrílico é também conhecido por Plexiglass ou Perspex. É um plástico firme, transparente, viscoso e resistente à radiação UV. Uma outra característica é a seu leveza e é frequentemente utilizado em suportes de brochuras. Está disponível numa variedade de cores translúcidas, fluorescentes e de boa cobertura.



CAD

CAD significa "desenho assistido por computador". Ao utilizar a tecnologia CAD, os primeiros esboços serão transformados em modelos visuais tridimensionais. A vantagem desta técnica é que os processos que se seguem são baseados nestes dados digitais. Não só a amostragem e a prototipagem, mas também a fabricação de ferramentas e até mesmo muitos processos de fabrico.



Duroplast

O Duroplast é um material de plástico que pode ser moldado apenas uma vez. Assim que ganhar uma forma, segue-se um período de cura e não pode voltar a ser alterado. Exemplos: tecido laminado, Trespa



Anodização

A anodização é uma técnica de acabamento da superfície em alumínio. A camada superior do metal oxida e impede que as camadas inferiores entrem em corrosão, partindo do princípio de que não há falhas.



Extrusão

A extrusão é um processo de produção contínuo que cria produtos a uma extensão ilimitada. A extrusão utiliza um plástico, em resina ou pó, que é aquecido e pressionado através de um perfil. A forma do produto é determinada pelos diferentes tipos de perfis. Junto dos nossos perfis de scanner, também produzimos por meio de extrusão o nosso sistema de slatwall "Flexislot".



Galvanização

Esta técnica é utilizada no acabamento de superfícies de metal para as tornar mais resistentes às condições ambientais. Ao dissolver o metal com corrente elétrica num solvente químico, ser-lhe-á adicionada uma fina camada para obter o acabamento. Com a utilização da galvanização, a peça de metal pode também obter um aspeto diferente, por exemplo, uma superfície brilhante.



PVC Rígido

O PVC rígido é um material duro e dimensionalmente estável. É impermeável e pode ser utilizado no exterior quando adicionados estabilizadores de radiação UV. É resistente a temperaturas desde os -10 ºC até aos 70 ºC. A publicidade e a indústria de exibição utiliza PVC rígido principalmente em folhas.



Soldadura de Alta Frequência

O aquecimento das folhas de PVC é feito por um campo eletromagnético alternativo de alta frequência. Depois de lhes aplicar pressão, são soldadas. Podem ser produzidos diferentes tipos de rigidez, espessura e cores.



PVC de Alto Impacto

O PVC de alto impacto é semelhante ao PVC rígido. Não só é resistente a choques e impactos, como também é estável face a raios UV. No entanto, pode ser utilizado em temperaturas extremas, desde os -30 ºC até aos 70 ºC. É por isso que o PVC de alto impacto é a escolha perfeita para aplicações no exterior.



Dobra por Impulso do Calor

As folhas de plástico são aquecidas numa área em particular com um cabo de aquecimento pela utilização de um impulso (o bater de um pedal). A área aquecida fica flexível e dobra-se utilizando diferentes tipos de ferramentas. A temperatura e o tempo de aquecimento e arrefecimento dependem da espessura do material.



Policarbonato (PC)

O policarbonato é parecido com o acrílico, mas é muito mais resistente ao choque. O PC é quase inquebrável. É transparente, mas é possível adicionar cores.



Poliestireno (PS)

O polipropileno é altamente resistente ao calor e, além disso, é um plástico muito viscoso.



Polystyrene (PS)

O poliestireno torna-se um material resistente ao impacto após a adição de borracha natural durante o processo de produção. O foco principal do PS é a variedade de cores que podem ser impressas na perfeição. Os produtos feitos de PS, por exemplo, expositores de folhetos, são uma escolha excelente para uso no interior.



Policloreto de polivinila (PVC)

O PVC representa 4 materiais diferentes: PVC rígido, PVC maleável, PVC de alto impacto e PVC-C



Revestimento em Pó

Ao fazer o revestimento em pó de um material, este será coberto por um pó colorido. Quando se aquece, o pó derrete e cobre todo o material. Agora, é impermeável e não irá corroer.



Moldagem por Injeção

Um grande número de produtos moldados podem ser feitos de forma rentável com a utilização de tecnologias de moldagem por injeção. O material de moldagem é injetado numa ferramenta, utilizando uma máquina de moldagem por injeção. A parte oca da ferramenta determina o formato e a superfície da peça injetada. Estas peças podem ser leves, com pesos desde um décima de uma grama até mais de 10 kg; por exemplo, clipes, portacartazes e cestos de compras.



Termoplásticos

Os termoplásticos são materiais sintéticos que podem ser moldados vezes sem conta através da utilização de pressão e calor. Esta técnica aplicada chama-se termoformagem. Exemplos: PVC, Polietileno, Acrílicos, Nylon



PVC Maleável

O PVC maleável está disponível em diferentes graus de dureza. É um material mole e flexível. O PVC maleável é utilizado preferencialmente na produção de produtos de folha, como por exemplo portaetiquetas